12 de janeiro de 2011

Que tal um livro?


    Todos sabem que ler é importante. Já dizia a famigerada fábrica de baboseiras Rede Globo: "Ler também é um exercício.", apesar de eu preferir a abordagem da MTV ("Desligue a TV e vá ler um livro!"), este antigo (e extinto) comercial tentava incutir na cabeça dos brasileiros a importância do hábito da leitura. Para vocês terem noção, o brasileiro lê em média 1,8 livros por ano, enquanto os franceses lêem 7. Claro que estamos falando de um país onde cerca de 75% da população tem deficiência de leitura, mas porque ficamos tão atrás de outros países?

    A triste realidade é que o brasileiro não possui o hábito da leitura e, por isso, podemos perceber diariamente em todos os lugares (Dê uma olhada nas Mídias Sociais, por exemplo) o exorbitante número de erros gramaticais. Erros esdrúxulos, como a troca de simples letras e até na própria concordância. Tem gente até inventando palavras, por exemplo, quem foi que inventou o "concerteza"? Quem disse que "mais" é sinônimo de porém? E por aí vai.

    Ler é bom e traz inúmeros benefícios para a vida social de todos. Não é preciso ler um Machado de Assis por semana, comece devagar! Se você não têm o hábito de ler, que tal começar hoje? Existem diversos livros de fácil leitura, com uma pegada mais simples e com conteúdo interessante. Quer uma dica? Dá uma olhada na lista de Best-sellers, geralmente esses livros são de fácil entendimento e você não terá muita dificuldade para ler. Pode começar aos poucos, você vai ver que em pouco tempo estará tendo mais facilidade para ler e compreender qualquer coisa, além de se expressar e escrever melhor.

   Então hoje, ao invés de assistir o Big Brother Brasil, Que tal um livro? 


Dados: IPM (Inaf) e Agência Brasil.

0 comentários:

Postar um comentário