24 de janeiro de 2011

Eduardo Gudin - Samba de qualidade


      Para os amantes do bom Samba, trago hoje um presente. Mas antes, gostaria de agradecer a um presente que recebi há alguns dias atrás, através do twitter: A pesquisa do Roberto Rensi (@rensibeto) sobre os grandes sambistas brasileiros. A pesquisa é simplesmente fantástica, fala um pouco sobre o que temos de melhor nesse cenário e apresenta diversos artistas que não são tão conhecidos e possuem grande talento. Para quem ainda não pôde ver a pesquisa, é só acessar o link presente aqui no blog (Compositores de Samba por Roberto Rensi).

      O sambista que trago hoje, conheci através desta pesquisa. Eduardo Gudin começou a estudar violão aos 13 anos. Estreou no programa O Fino da Bossa em 1966. Sua atuação como compositor também é fantástica, teve diversas músicas gravadas por artistas como Elizeth Cardoso, MPB-4, Gal Costa, Vânia Bastos, Leila Pinheiro, dentre outros.

      Na década de 80 gravou discos solo e atuou como produtor para artistas com Beth Carvalho. Uma de suas músicas de maior sucesso é "Velho Ateu", em parceria com Roberti Riberti (que particularmente, achei fantástica, vide vídeo ao final do post). Em 1998, gravou o disco "Pra Tirar o Chapéu", em que atua como compositor, cantor, arranjador e letrista ao lado do grupo Notícias dum Brasil.


Assista ao vídeo de Velho Ateu. Vou tentar entrar em contato com a produção dele e tentar discutir a possibilidade de disponibilizar algumas músicas para download aqui no blog.

1 comentários:

Anônimo disse...

Oi, Renato.

No blog do Gudin há alguns discos da década de 70, disponíveis para audição: www.eduardogudin.blogspot.com.
Sugiro que também visite o site dele: www.eduardogudin.com.br
E parabéns pelo seu trabalho!
Qualquer coisa, estou às ordens: liviamannini@yahoo.com.br

Abraço!
Livia Mannini
(Produtora - Eduardo Gudin)

Postar um comentário