19 de janeiro de 2011

Compositores de Samba - Por Roberto Rensi


      Mais uma vez a criação do @MPBTrechos me trouxe a oportunidade de conhecer melhor o mundo da Música Popular Brasileira. Desde o início das atividades deste humilde "profile twitterístico", conheci diversos intérpretes e compositores novos e, diga-se de passagem, muito bons. Dentre eles, posso citar Isabella Taviani: Uma carioca cuja voz só não é melhor que a capacidade de escrever letras incríveis. Não esquecendo, claro, da Maria Gadú que dispensa qualquer comentário.
      Hoje tive acesso a uma pesquisa fantástica feita por Roberto Rensi (@rensibeto) que fala sobre diversos sambistas do Brasil e sobre a história do próprio samba. É um acervo incrível, com 84 sambistas de diversas épocas e, dentre eles, heterônimos de grandes compositores como Julinho da Adelaide, criado por Chico Buarque para burlar a censura.
      Recomendo a todos os fãs da Música Popular Brasileira que acessem esta pesquisa e conheçam melhor a história destes ilustres compositores que marcaram época e fizeram a história da nossa música. A baixo deixo o link para acesso a pesquisa:

Pesquisa: Sambistas do Brasil
Autor: Roberto Rensi

7 comentários:

Anônimo disse...

Realmente, um trabalho de pesquisa primoroso.
Recomendo a todos aqueles que se interessam pela boa e verdadeira Música Popular Brasileira.
Parabéns, Roberto Rensi!!!

beatriz disse...

muito legal, parabéns Roberto!

miloca disse...

amo samba desde pequena ... mas samba mesmo !achei incrível .Parabéns!!

Roberto Rensi disse...

Obrigado Pelos elogios! Me ajudem a melhorar a pesquisa! Opinem, critiquem, participem, compartilhem! Grande abraco, Roberto Rensi!

Carlinhos Horta disse...

Muito interessante o blog. Já estou seguindo @MPBTRECHOS. Ótimo assunto, ótimo texto.

Visita-me:
http://escondidin.blogspot.com/

Vlw!

Jair Balieiro Damasceno disse...

Parabéns pelo blog Roberto. Bom saber de jovens pesquisando e tratando a música brasileira de qualidade.

Anônimo disse...

Isso aí; melhor qualidade! Às vezes a gente gosta de certas músicas "de fora" e quando vamos ver a tradução; é só porcaria! Nada se compara a poesia, mtas vz apenas retratando o cotidiano! Alma linda dos nossos poetas de raiz!!! (Vera L Paixao)

Postar um comentário